quinta-feira, 12 de abril de 2012

[Movie] Nosferatu, eine Symphonie des Grauens (1922)


Um grandioso clássico do cinema mudo do alemão F. W. Murnau.
Foi o primeiro filme a basear-se no famoso romance do Conde Drácula do escritor Bram Stoker. Por não ter sido autorizado pela viúva de Bram Stoker, o filme sofreu alteração nos nomes das personagens e lugares. Processado por violação de direitos de autor, a justiça ordenou a destruição das cópias do filme Nosferatu, mas algumas delas, entre as muitas que já haviam sido distribuídas um pouco por toda a parte, permaneceram guardadas até a morte da viúva de Bram Stoker.

O filme conta a história de um agente imobiliário (Hutter) que atravessa os Montes Cárpatos para vender uma casa a um proprietário de um castelo, o estranho Conde Orlock. Este é na verdade um milenar vampiro que com a chegada de Hutter, fica encantado pela fotografia da mulher de Hutter (Ellen) e decide ir ter com ela. Orlock chega ao porto de Bremen, trazendo consigo o terror da peste aos habitantes. A única forma de poder salvar as pessoas é através de Ellen.

O Conde Orlock é representado pelo actor alemão Max Schrek, que compõe uma personagem verdadeiramente fascinante de tal modo que a sua antológica interpretação e perfeita caracterização fizeram nascer várias lendas, como a de que ele seria um verdadeiro vampiro e que teria como pagamento a possibilidade de sugar o sangue da estrela feminina Greta Schröder, Ellen Hutter no filme.

Filme com momentos grandiosos de expressionismo, visual sombrio e uma representação magnifica de Max Schrek, fazem este filme num dos filmes mais marcantes que tive a oportunidade de assistir.

Título original: Nosferatu, eine Symphonie des Grauens
Título em Portugal: Nosferatu, o Vampiro
Ano: 1922
País: Alemanha
Direcção: F.W. Murnau
Género: Fantasia, Terror
Minha pontuação: 10.0/10
IMDB Ratings: 8.1/10
IMDB: Nosferatu, eine Symphonie des Grauens 

Sem comentários:

Enviar um comentário